COMO FORMAR UMA HORTA






Secretaria Municipal de Educação e Esporte
Diretoria de Administração Educacional
Gerência do Programa de Alimentação Escolar











A Horta
Ruben Alves

"Horta se parece com filho. Vai acontecendo aos poucos, a gente vai se alegrando a cada momento, cada momento é hora de colheita. Tanto o filho quanto a horta nascem de semeaduras. Semente, sêmen: a coisinha é colocada dentro, seja da mãe/mulher, seja da mãe/terra, e a gente fica esperando, pra ver se o milagre ocorreu, se a vida aconteceu. E quando germina – seja criança, seja planta – é uma sensação de euforia, de fertilidade, de viabilidade. Tenho vida dentro de mim! E a gente se sente um semideus, pelo poder de gerar, pela capacidade de despertar o cio da terra."

Programação da Oficina da Horta Escolar
  1. Palestra informativa sobre alimentação saudável;
  2. Atividades Lúdicas com canções, brinquedos cantados e brincadeiras populares;
  3. Contação de histórias com destaque para a cultura popular e o folclore;
  4. Instruções sobre os cuidados com a terra;
  5. Plantio das mudas oferecidas pela GERPAE (OPÇÕES: alface, acelga, couve, jiló, mangericão, cebolinha, pim entas diversas e semente de coentro)
Orientações para manutenção da Horta Escolar:
    1. Os alunos juntamente com os professores, ficarão responsáveis pelo manejo da horta;
      • Irrigação diariamente observando o melhor horário para isso;
      • Retirada de plantas invasoras;
      • Observação do aparecimento de pragas;
      • Completar nível de terra em plantas descobertas;
    2. A colheita será feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças. Realizando a higienização com auxílio das merendeiras, e após higienização será servida como parte da merenda escolar reforçando proporcionando maior variedade na alimentação das crianças.
Todos os processos de implantação da horta serão acompanhados pelos alunos com seus professores, oportunizando o trabalho com a terra, na produção de alimentos saudáveis, melhorando sua alimentação e produção de alimentos saudáveis, melhorando sua alimentação e consequentemente de seus familiares. Através desta interação com o meio ambiente, o aluno aprenderá a importância do desenvolvimento sustentável para o futuro do planeta, e para sua saúde.
Telefone: 3524 8964
Blogspot: hortaescolardasmegoiania.blogspot.com


COMO FORMAR UMA HORTA
1 – Como preparar o terreno:
                • Limpar o lugar onde serão formados os canteiros (não deixe pedras, tire as latas, garrafas, etc...)
        • Revolva bem a terra, quebrando os torrões mais duros e deixando a terra bem solta;


1 – Como formar os canteiros:
        • O tamanho e a quantidade de canteiros depende do espaço existente, quantidade de sementes, espécies de hortaliças quantidade de sombra ou de sol, quantidade de mão de obra disponível para a tarefa.


1.1 – Medida do canteiro:
  • Largura: 0,80 à 1,20 metros
  • Comprimento: 5 a 10 metros
  •                   Altura: 15 a 30 metros
  • 30 cm entre o canteiro e a tela.




1 .2 – Adubação:
  • 500g de calcário por m2
  • 20 litros de esterco curtido ou 10 litros de esterco de galinha por m2
  • 200g de adubo NPK por m2


2 – Sementeira:
2.1 – Estufa – usar em bandejas utilizando o substrat
2.2 – Sementeira – separar em um dos canteiros já preparados, num espaço de 1m, a terra deve ser peneirada, o espaço deve ser riscado de 10 em 10cm, com sulcos de 1cm de profundidade.


3 – Como transplantar mudas:
3.1 – Quando fazer: quando as mudas alcançarem 10 a 15 cm de altura ou 5 a 6 folhas definitivas.
3.2 – Como fazer: deixar os canteiros 1 a 2 dias sem regar, retirar as mudas com a terra da raiz, regar duas vezes ao dia.


4 – Manutenção da horta:
4.1 – Cuidados: regar bem as plantas duas vezes por dia(manhã e tarde), tirar o mato uma vez por semana.


5 – Como combater as pragas:
4.1 – Ao encontrar alguma praga identificá-la, matá-la e usar defensvos naturais para evitar a manifestação e se tiver alguma planta doente arrancá-la para não aumentar a contaminação.


6 – Colheita:
6.1 – A colheita deve ser feita na hora de consumir, porém se não for consumir toda PRODUÇÃO, ESCALONAR E PLANEJAR O PLANTIO DE ACORDO COM O CONSUMO.
Criando uma maior conscientização sobre a importância de ter uma alimentação rica, adequada e de boa qualidade, formação e desenvolvimento da criança, o Programa Horta escolar associa a INTEGRIDADE DE AÇÕES CONSTANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR E TODOS OS SEGMENTOS ENVOLVIDOS NESTE TRABALHO, ASSEGURANDO SUA EFICÁCIA, ATRAVÉS DE UMA ATUAÇÃO cujo resultado é evidenciado na aprendizagem das crianças.
Afim de viabilizar este trabalho, a unidade de ensino deve procurar mais orientações e apoios necessários junto à coordenação e supervisão do departamento de Alimentação Educacional, Horta Escolar, onde terá sempre disponível e imediata assistência para atender toda demanda.
Sempre que possível, as crianças devem participar de todas as etapas de produção da horta, para terem a oportunidade de vivenciar as noções básicas que lhes são transmitidas, considerando que o espaço da horta é um laboratório em tempo integral a céu aberto, onde a criança vivencia na prática o conhecimento da ação desenvolvida.
Acreditamos que, nessa dinâmica de trabalho, as hortas escolares serão de grande amplitude e com produtividade muito maior, pois os trabalhos serão facilitados. E quem mais ganhará com essas ações serão as crianças, que perpetuarão os conhecimentos adquiridos.
A saúde das pessoas começa pela boca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A HORTA E A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL