A HORTA E A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A escola é um espaço importante para a formação de indivíduos responsáveis e aptos a colaborar e decidir sobre questões sociais, restabelecendo suas relações com o meio onde vive. A educação ambiental torna-se então uma prática necessária para fortalecer as relações homem–ambiente.

A alimentação saudável no espaço escolar implica a integração de atuações voltadas para questões fundamentais, como, o estimulo á adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais, por meio de medidas que evitem o acesso dos alunos a praticas alimentares inadequadas. Como a alimentação das crianças vem sendo bastante inadequada, com o consumo exagerado de frituras, pizzas, hambúrgueres e guloseimas. E como esse é um problema se agrava cada vez mais. Torna-se interessante a realização de dinâmicas em espaço alternativo, como a horta escolar, assim, estimular a curiosidade do educando.

O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas.
Os professores podem usar a interdisciplinaridade e desenvolver um projeto sobre alimentação saudável com os alunos, que terão a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na cozinha ou na merenda escolar, o que os auxiliará na promoção da saúde.
O professor de matemática poderá trabalhar as formas dos alimentos cultivados, poderá associar o tempo de cultivo, floração e frutificação com o desenvolvimento dos alunos. Na área de português, os professores podem sugerir temas de redações ligados ao consumo de frutas e verduras. Professores da área de história podem trabalhar as origens dos nomes de frutas e verduras, como são consumidas e se são empregadas na medicina popular. O professor de geografia pode trabalhar as frutas e verduras típicas de cada região do país, resgatando, assim, a cultura culinária de cada região. Enfim, todas as áreas do conhecimento podem se beneficiar de alguma forma de uma horta ou mini-horta na escola.
Época de cultivo das principais hortaliças

Fonte: http://vsites.unb.br/fs/opsan/escolasaudavel/horta.pdf

Culturas de transplante

Fonte: http://vsites.unb.br/fs/opsan/escolasaudavel/horta.pdf


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog