brincadeiras de criança para promover em sua escola
Cobrinha maluca
Coloque os pequenos em uma fila indiana, cada um segurando a cintura do outro, formando a cobrinha. O primeiro da fila será a cabeça da cobrinha e o último será a cauda.
O objetivo da cobrinha maluca é pegar a própria cauda, correndo de forma moderada atrás do último da fila. A cauda, por sua vez, tentará fugir da cabeça da cobrinha, também correndo moderadamente e se esquivando.
Desse modo, todos da fila vão seguindo com as mãozinhas na cintura um do outro o ritmo da cabeça da cobrinha. Assim que ela conseguir pegar a cauda, a cauda se torna cabeça e tenta pegar a criança que virou cauda.
O lencinho
Nessa brincadeira todos os participantes ficam sentados no chão em uma roda. Um deles será o mestre e ficará de pé com um lencinho (ou pedacinho de pano qualquer) na mão.
Os que estão sentados cantam “o lencinho da mão acabou no chão, a moça bonita tá no meu coração; galo que canta corococó, chupa cana com um dente só; é 1, é 2, é 3!”
No momento em que os participantes cantam, o mestre coloca o lencinho atrás de uma das crianças. No três, todas se viram e quem tiver o lenço tem que tentar pegar o mestre antes que ele sente em seu lugar.
Agora que você já conhece alguns tipos de brincadeira de criança, desperte neles a vontade de interagir uns com os outros, criando esse ambiente social entre elas ao mesmo tempo em que desenvolve a coordenação motora e aprendizagem que necessitam.
Gostou do artigo de hoje? Tem algum amigo que vai adorar saber sobre o assunto? Então não perca tempo e compartilhe este artigo nas redes sociais!
O dono da cor
O dono da cor é escolhido pelo educador e terá que pegar as demais crianças, porém antes disso ele gritará “sou o dono da cor”. Os demais perguntarão: “que cor?” e o dono fala uma determinada cor e todos os participantes têm que achar e tocar em algo dessa cor.
Assim, quem a criança tocar estará protegida, quem não conseguir achar será perseguido pelo dono da cor.
Pegando as batatas
Divida sua turminha em dois grupos, eles serão os pegadores de batatas. Depois, peça a eles que façam bolas de papel amassado (com folhas de jornal ou de revista). Essas serão as batatas.
Dê a cada grupo um cesto ou balde e espalhe as “batatas” por todo o local, em acessos fáceis e mais difíceis. Ao seu sinal, cada grupo tem que apanhar o maior número de “batatas” possível e colocar em seu cesto.
Comentários
Postar um comentário