FÁBULA - PROFESSOR NESTOR VALVERDE

 ACONTECEU NO REFEITÓRIO


Era uma sala ampla e bem arejada, janelas por todos os lados, as paredes brancas, mesma cor do teto, nas janelas longas cortinas de cetim. O piso de porcelanato branco espelhado. Ao fundo um grande balcão de mármore, esbranquiçado com manchas verdes, muito liso cujo brilho refletia a claridade, com altura de setenta centímetros. Acima, um espaço com uma grande janela aberta de baixo para cima, na vertical. Está, dava acesso ao aposento contíguo. Pelos odores parecia a cozinha. Na sala haviam mesas, muitas mesas redondas de uns setenta centímetros de altura, todas cobertas com toalhas azuis, cada uma comportava doze cadeiras. 
O cenário era muito bonito, digno de grandes eventos para muitas pessoas. Na sala reinava um silêncio profundo. Ao fundo a janela foi içada. É colocado sobre o balcão pratos, talheres, copos, guardanapos e muita comida, feita por mãos abençoadas, com amor e carinho. Carne de vários tipos, arroz, feijão, macarrão e muitas verduras, saladas de folhas, tomates, pementão, cenouras, ufa! cozidos, abóboras, batatas, beterrabas, frutos e outros. Era só apetite e bom gosto. Então aconteceu um interessante diálogo entre os pratos:  o bife suculento olhando para as verduras, encantado com a beleza, perguntou:
-Quem são vocês pratos coloridos, verde, vermelho, amarelo, de diversos sabores? Que tanto atrai as atenções?
-Prezado e nobre bife somos vegetais. Estamos na terra desde o seu início. Cobrimos toda superfície. Estamos na serras, montes, planaltos e planícies e até mesmo nós mares, somos pequeninas. Somos e grandes nas florestas. Campos, savanas, e cerrados. Somos raízes, caules e frutos. Alimentamos todos tipos de vida na natureza, nada existe sem nós. Os vegetais, grandes e pequenos, insetos e bactérias e toda humanidade são alimentadas por nós vegetais. Somos a beleza da terra com cores diversas que nenhum artista produz. Somos inspiração para os poetas, cantores, pintores e muito mais. Somos alimentos de qualidade, vitaminas e minerais. Você suculento bife cheiroso, gostoso é animal, rico em proteínas, alimento construtor muito importante na dieta do homem em todas as idades. O bife após ouvir o relato ficou estapefato pela importância dos vegetais. 
De repente o diálogo foi quebrado, ouviram badaladas de sons diversos. A sala foi invadida por crianças bem vestidas, uniformizadas, bonitas e sadias. Tomaram os pratos, talheres, serviram da suculenta fartura de comida, sentaram às mesas e foram garfadas e garfadas, goles e goles, comeram e beberam tudo, só sobrou um pouquinho o suficiente para alimentar uma maritaca que pousou em uma janela e assistia tudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A HORTA E A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL