CORONAVIRUS/NOTÍCIAS

Prefeitura publica nota técnica e reforça importância do isolamento social

Secretaria Municipal de Saúde recomenda a não flexibilização das atividades não essenciais; gestão municipal acompanha na íntegra o último decreto estadual

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) divulgou nota técnica nesta quinta-feira (30/04) recomendando a não flexibilização das atividades não essenciais, além daquelas já previstas no Decreto Estadual 9.653, do último dia 19 de abril. A Prefeitura de Goiânia já havia divulgado uma nota técnica na quarta-feira (23) com orientação do Gabinete de Gestão de Crise COVID-19 acompanhando todas as normativas do úlCovid 19 x Educação: o que aprendemos com a pandemia?timo decreto estadual: nº 9.653/2929.


Covid 19 x Educação: o que aprendemos com a pandemia?



Estudos sobre educação e o impacto da pandemia do coronavírus

Desde que a pandemia do Covid 19 se instalou no mundo, cerca de 1.5 bilhões de estudantes ficaram fora da escola em mais de 160 países, segundo relatório do Banco Mundial. Alguns países adotaram o fechamento total de escolas, outros apenas em zonas consideradas de risco ou deixaram abertas aquelas com crianças pequenas cujos pais trabalham em setores críticos para a sociedade.

Aqui no Brasil, por enquanto a maior parte dos governos estaduais e municipais tem optado pelo fechamento total para reduzir as chances de que os estudantes se tornem vetores do vírus para suas famílias.

Vários organismos internacionais estão publicando estudos sobre as experiências internacionais de medidas para conter a pandemia e seu efeito na educação. Eles tentam responder a perguntas como: o fechamento das escolas é importante para conter a disseminação do vírus? Quais os riscos desse fechamento? Como as escolas podem promover o aprendizado para todos, diante da diversidade de contextos socioeconômicos da população e de dificuldade de acesso de alguns para a educação a distância? Quais ações podem ser realizadas no curto prazo?

Aqui nessa página disponibilizamos conteúdos de organizações nacionais e internacionais que estão colaborando com a educação mundial nesse contexto de crise que estamos vivendo.


EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS FRENTE À COVID-19


As escolas irão se deparar com desafios que só podem ser enfrentados com apoio de outras áreas.


Não será uma “retomada de onde paramos”. O plano de ações deve contemplar diversas frentes e demandará intensa articulação e contextualização local.


As respostas ao momento atual podem dar impulso a mudanças positivas e duradouras nos sistemas educacionais.



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